Ir direto para menu de acessibilidade.

Curso

O PROFICAM é estruturado em um conjunto de módulos de disciplinas, podendo compreender disciplinas obrigatórias e do domínio conexo, além daquelas direcionadas às necessidades específicas de capacitação profissional na respectiva área de concentração.

Os módulos obedecem a um regime próprio de atividades acadêmicas, previamente definidas quando da criação do Programa em normas específicas, completando-se o período total de, no mínimo, 12 meses, até um máximo de 24 meses, incluindo as atividades de elaboração e apresentação da Dissertação de Mestrado.

As atividades acadêmicas integrantes do Programa de Estudos a serem desenvolvidas pelos alunos no PROFICAM serão realizadas em 6 (seis) etapas:

Etapa 1- Fase de Integração: Essa fase abarca um período de 5 a 10 dias, sem crédito, para a apresentação de seminários e visitas técnicas in loco para reconhecimento de problemas tecnológicos e tomada de decisão para a elaboração do projeto de pesquisa. Nesse período serão formulados os projetos de pesquisa pelos alunos os quais deverão ser submetidos à Comissão de Qualificação.

Etapa 2- Fase de Formação Fundamental: Integralização curricular em disciplinas do módulo obrigatório- MDO;

Etapa 3Fase de Formação Específica: Integralização curricular em disciplinas do módulo de domínio conexo – MDC;

Etapa 4- Fase de Formação Profissional: Integralização curricular em disciplinas do módulo da área de concentração – MAC, relativas à linha de pesquisa escolhida pelo aluno.

Etapa 5- Fase de Desenvolvimento: Compreende a fase de desenvolvimento do projeto de pesquisa incluindo levantamento de campo, estudos laboratoriais, redação de artigo e proposta de registro de produto no INPI, quando for o caso, e da dissertação de mestrado.

Etapa 6- Fase de Conclusão: Apresentação e defesa da dissertação de mestrado ao final do 24º mês.

Assunto(s): Internet , governo federal