Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração
A área de concentração em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração tem como objetivo principal propor novos conceitos aplicados aos processos de exploração e beneficiamento mineral. Neste contexto, temos as minas e usinas inteligentes, nas quais visa-se empregar veículos e equipamentos não tripulados, operados de maneira autônoma ou comandados remotamente.
Tais atividades devem ser realimentadas por meio de uma rede de dispositivos de instrumentação e sensoriamento adequados aos processos de mineração, e suportadas por uma infraestrutura de comunicação e processamento computacional de alto desempenho.
Além disso, estratégias de controle precisam ser definidas para otimizar a operação de processos minerais e equipamentos; e sistemas robóticos são desenvolvidos e aplicados em tarefas consideradas críticas para a produção, ou que apresentem riscos aos operadores.
A automação de processos de mineração visa ao aumento da segurança das operações, a redução do número de ocorrências ao realocar trabalhadores do campo para salas de controle, a solução de questões de falta de mão de obra especializada em áreas remotas, o aumento da produtividade por meio da utilização otimizada dos recursos, e, por fim, a redução dos custos operacionais e de manutenção.