Os membros do PROFICAM tem a sua disposição a biblioteca do Instituto Tecnológico Vale (ITV MI) e as bibliotecas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Biblioteca do ITV MI
A biblioteca instalada na sede administrativa do ITV MI conta com uma área física de 204 m2, dispondo de um salão com área de atendimento, estanteria, salas de reuniões, 20 estações de acesso à internet e cabines de estudo. Além disso, a sede do ITV MI possui uma rede de comunicação sem fio (wireless) para os alunos, através desta rede, os alunos do Mestrado Profissional, utilizando seus computadores pessoais, também tem acesso a redes de pesquisa e ensino nacionais e internacionais. O ITV disponibiliza em suas bibliotecas atualmente (04/2020) um acervo físico de 10.227 títulos e assinatura online das editoras Elsevier (Science Direct), Springer e Portal CAPES.
Bibliotecas da UFOP
Na UFOP os membros tem à sua disposição o sistema de bibliotecas da UFOP, o qual é gerenciado pelo sistema SISBIN (Sistema de Informação de Bibliotecas). O discente do curso pode consultar e retirar livros em qualquer biblioteca do sistema.
A principal biblioteca disponível para os discentes é a Biblioteca da Escola de Minas (EM), a qual dispõe de títulos na área básica de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Minas, Engenharia Mecânica, Programação, Processos de Fabricação, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Civil, Engenharia Geológica, Engenharia Urbana e Engenharia de Produção, contendo acervo atualizado, com mais de 12.459 títulos e 30.210 exemplares, e condizente em número e conteúdo com as disciplinas e linhas de pesquisa propostas, e estatística acima de 1000 empréstimos mensais.
O sistema de bibliotecas da UFOP conta ainda com a Biblioteca do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB), criada em 1982, ocupando hoje uma área total de 1050 m2, distribuída em dois andares, com quinze cabines de estudos individuais e salas de estudo em grupo, mais seis computadores destinados aos usuários e doze computadores no total, com acervo de aproximadamente 27.726 títulos e 52.593 exemplares, e estatística mensal de 2.563 empréstimos.
O sistema também conta com a Biblioteca Prof. Luciano Jacques de Moraes (DEGEO/DEMIN) com um acervo de 12.000 livros e 90 títulos de periódicos nacionais e internacionais, e uma mapoteca que disponibiliza cerca de 2.600 mapas topográficos e geológicos.
Ambas as bibliotecas dispõem de um espaço amplo e bem ventilado para atender aos alunos, com salas de estudo individuais e em grupo. As bibliotecas em conjunto dispõem de mais de 50 mil títulos.
A Escola de Minas também possui uma Biblioteca de Obras Raras – BIBORAR, que reúne cerca de 22000 volumes de publicações técnico-científicas nas áreas de ciências naturais, puras e aplicadas, que incluem livros e periódicos raros, enciclopédias, guias, manuais e legislação, editados entre os séculos XVII ao XX, no Brasil e no exterior. A Biblioteca guarda ainda a Coleção Carlos Walter e a Coleção Ex-alunos e Ex-professores da Escola de Minas, acervos bibliográficos de renomados profissionais que passaram pela instituição.
A Universidade ampliou recentemente a infraestrutura de bibliotecas oferecendo um sistema de livros digitais, com mais de 15 mil títulos disponíveis para estudantes de graduação, pós-graduação, professores e técnicos-administrativos. As obras são disponibilizadas por duas plataformas de conteúdo on-line: Minha Biblioteca e Dot.Lib. Ainda está previsto um acréscimo de 6 mil obras com um terceiro provedor "Biblioteca Digital" neste ano. O sistema pode ser acessado por computadores, smartphones e tablets e possui suporte para usuários com necessidades especiais. Deficientes visuais têm a possibilidade de aumentar o tamanho da tipografia dos textos ou de ativar o recurso de leitura de tela. Este recurso é uma alternativa socioambiental que amplia as possibilidades de acesso dos alunos, pois é um sistema gratuito, ilimitado e simultâneo. Ou seja, qualquer usuário pode acessar os conteúdos de qualquer lugar e a qualquer hora.
A Universidade Federal de Ouro Preto faz parte da rede do Portal de Periódicos CAPES. Desta forma, os alunos do Mestrado Profissional podem ter acesso a um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual, incluindo os periódicos e anais de congressos da ACM (Association for Computing Machinery) e os periódicos e anais de congressos do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers).