Atualmente a UFOP possui vários convênios de mobilidade com Universidades estrangeiras (Fonte: https://www.caint.ufop.br/mapa-de-convenios), dentre estas: Universidade da Cidade do Cabo e Universidade Stellenbosch na África do Sul; Universidade de Colônia, Universidade de Freiberg, Universidade de Münster, Universidade de Reutlingen, Universidade de Schmalkalden e Universidade Técnica de Clausthal na Alemanha; Universidade Nacional de La Plata na Argentina; Universidade de Leoben na Áustria; Universidad de los Andes na Colômbia; Universidade de Zagreb na Croácia; Universidade de Huelva, Universidade de Salamanca e Universidade de Sevilla na Espanha; Universidade do Estado da Califórnia e Universidade do Texas nos EUA; Escola Superior de Minas de Saint-Etienne, Escola de Minas de Douai, Universidades de Lille 1, 2 e 3, Universidade Joseph Fourier e Instituto Nacional Politécnico de Lorraine na França; Universidade de Napoli e Universidade de Palermo na Itália; Universidade do Porto, Universidade de Coimbra, Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, Universidade do Algarve e Universidade Nova de Lisboa em Portugal; Universidade de Coahuila e Universidade de Guadalajara no México; e Universidade de Oslo na Noruega.
Os pesquisadores e dirigentes do ITV MI também mantêm contatos que viabilizam a cooperação com diversos centros de excelência internacionais, tais como: Universidade de Cape Town e o Departamento de Engenharia de Minas da Universidade de Pretória, na África do Sul; GFZ German Research Centre for Geosciences, na Alemanha; Collaborative Research Center for Mining, CSIRO, Queensland University of Technology (QUT), University of South Wales, University of Tasmania e Sidney University, da Austrália; Universidade de Ghent, na Bélgica; University of Guelph e Vale INCO, no Canadá; iNdT, na Dinamarca; Heriot-Watt University, na Escócia; Universitat Pompeu Fabra, na Espanha; MIT (Media Lab e Sloan Business School) e Stanford Research Institute, nos EUA; Laboratoire Images, Signaux et Systèmes Intelligents da Université Paris-Est à Créteil, na França; Instituto Weizmann, em Israel; Norwegian University of Life Sciences, na Noruega; Luleå Tekniska Universitet, na Suécia; e University of Bern, na Suíça. Há, ainda, uma série de outras instituições sendo contactadas, culminando em perspectivas concretas de realização de novos convênios no curto e médio prazos. Por fim, destaca-se que um dos docentes permanentes do programa é pesquisador do Nokia Bell Labs na França.
A concepção do ITV como um centro de excelência em pesquisa tecnológica, implica a busca de permanente integração e intercâmbio com instituições nacionais e internacionais de vanguarda na sua área de atuação. A escolha de Ouro Preto para localizar o ITV MI não foi por mero acaso,
Aqui a cooperação é uma palavra-chave e corresponde a um dos pilares de atuação do ITV MI. A proposta é buscar sinergias com as diversas Unidades e Departamentos da Universidade Federal de Ouro Preto, destacando-se os Departamentos de Engenharia de Minas (DEMIN), de Engenharia de Controle e Automação (DECAT), de Engenharia Mecânica (DEMEC) e de Ciência da Computação (DECOM), entre outros. Neste sentido, já existe desde novembro de 2013 um Convênio com a Escola de Minas que possibilitou a construção de um Edifício para abrigar diversos laboratórios, tanto do ITV MI como da Escola de Minas. O Termo de Cooperação acadêmica entre as duas instituições, ITV MI e a UFOP, foi firmado desde 2015 para caracterizar a parceria no desenvolvimento deste Curso de Mestrado Profissional, bem como outras ações colaborativas futuras. Hoje, esse prédio de laboratórios encontra-se em pleno funcionamento no campus Morro do Cruzeiro da UFOP.
Além da forte cooperação com a Escola de Minas, o PROFICAM mantém vínculos com outros importantes centros de pesquisa do país. Em grande parte, os contatos mantidos pelos pesquisadores e dirigentes do ITV MI viabilizam a cooperação com diversos centros de excelência, incluindo a realização de projetos em parceria com: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE), Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Instituto de Pesquisas Tecnológicas em São Paulo (IPT), Marinha do Brasil, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CIMATEC), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal do Pará (UFPA), e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Essas parcerias contribuem para a inserção local, regional e nacional entre diversos pesquisadores, bolsistas e alunos da demanda social.Além disso, ações cooperativas estimulam a transferência de conhecimento além da qualidade dos produtos gerados no curso de pós-graduação, desde as dissertações e publicações até eventuais patentes e processos. Neste contexto, a cooperação com a Vale pode ser também destacada, por meio da participação de profissionais das Unidades de Operação, com grande experiência acumulada em atividades voltadas para a exploração e processamento mineral, automação industrial, bem como o Centro de Desenvolvimento de Mineração (CDM) e o Centro de Tecnologias de Ferrosos (CTF).
O PROFICAM também realiza diversas atividades de articulação e integração com diferentes Programas de graduação, incluindo as Universidades Federal de Ouro Preto (UFOP) e Minas Gerais (UFMG). Entre as atividades realizadas, é possível mencionar a participação de alunos de graduação em projetos de pesquisa vinculados ao mestrado, atividades didáticas realizadas por discentes do PROFICAM voltadas para a graduação, e visitas técnicas ao laboratório do Instituto Tecnológico Vale.
Vários alunos de graduação, de diferentes instituições, participam de projetos de pesquisa vinculados ao PROFICAM.Além de contribuírem de maneira efetiva para os projetos, os bolsistas de graduação também auxiliam os alunos de mestrado com suas pesquisas.
Cabe ressaltar que todos os alunos de graduação que participam de projetos de pesquisa vinculados ao PROFICAM têm acesso aos laboratórios do programa, proporcionando uma experiência acadêmica e profissional singular para os bolsistas.
Além disso, os calouros do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFOP visitam semestralmente o Laboratório de Instrumentação, Controle e Robótica do ITV como uma parte integrante das palestras técnicas de introdução à engenharia.