Rodrigo Souza Guedes aluno egresso da 3ª turma do PROFICAM registrou no dia dois de junho de 2021 a patente “Bancada para Avaliação de Mecanismos para Arrancamento de Bioincrustações.” A patente é fruto de sua dissertação de Mestrado.
Abaixo segue o resumo
A bancada de arrancamento de bioincrustações está relacionado à limpeza de cascos de navio e tem a função de simular diferentes condições de limpeza. Os principais parâmetros que podem ser variados na bancada são: o tipo de ferramenta, a rotação da ferramenta, velocidade de avanço, bem como a força a ser exercida na placa incrustada para que essa não tenha sua pintura danificada, todas essas variações são realizadas para diferentes níveis de incrustação. Esta bancada permite que ao se testar diferentes ferramentas o operador, possa tomar a melhor decisão em relação a qual dispositivo irá utilizar na limpeza em função do grau de incrustação e isso permite que tenham uma melhor eficiência na remoção das bioincrustações sem causar danos à pintura do casco
das embarcações. Além disso, a bancada permite que nos ensaios possa ser identificado as tintas que possuem a maior resistência ao atrito com a ferramenta, auxiliando na escolha das melhores tintas a serem aplicadas nos navios.