Projetos de Pesquisa

Projeto de Pesquisa

Título: Gerenciamento Inteligente de Energia em Smart Grid

Linha de Pesquisa: Tecnologias da Informação, Comunicação e Automação Industrial;

Resumo:

O atual projeto de pesquisa para a Bolsa de Produtividade em Pesquisa CNPq PQ 2016 se relaciona diretamente com temas que o proponente tem investigado, em conjunto com seus alunos de pós-graduação, nos últimos anos, porém com foco direcionado para a aplicação em redes de energia inteligentes, mais conhecidas pelo termo Smart Grids. Este projeto de pesquisa propõe temas de investigação a serem desenvolvidos para os próximos anos de vigência da Bolsa de Produtividade em Pesquisa, pelo coordenador do projeto e sua equipe de alunos de pós-graduação e graduação. Este projeto tem como objetivo geral estudar e desenvolver métodos de inteligência computacional e otimização para a aplicação no gerenciamento inteligente e autonomia de sistemas microgrid. Este objetivo geral é por sua vez dividido em linhas de investigação paralelas e complementares. A primeira linha envolve a formulação de modelos e algoritmos de otimização multiobjetivo para o problema de despacho de energia em microgrids, considerando fontes de energia renováveis e armazenadores de energia. A segunda linha de investigação nesse projeto envolve a formulação de métodos de predição de séries temporais nebulosas no contexto de smart grids.